Educação
Futuros diretores da rede estadual farão curso de gestão online
Participar da ferramenta será obrigatório para tomar posse; eleições serão na próxima semana
Carlos Queiroz -
Atualizada em 22 de novembro, às 13h35min
A maioria das escolas da rede estadual de ensino fará eleição para definir seus novos diretores no próximo dia 27. Eles serão gestores pelo triênio 2019/21. E neste ano, uma novidade desponta para facilitar a transição. Antes presencial, o Curso de Gestão para diretores de escola passará a ser completamente online. Ele terá duração de 120 horas e será feito no sistema de Ensino à Distância (EaD), sendo obrigado para quem for assumir o cargo.
A região possui 126 escolas - 52 delas em Pelotas. Fora casos específicos, a grande maioria passará pelo período eleitoral. Responsável pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Carlos Humberto Vieira explica que entre os temas abordados no curso online estão informações sobre os principais assuntos cujo conhecimento é necessário para gerir uma escola. Planejamento, setor administrativo, logística e recursos humanos são alguns destes temas.
A realização do curso é obrigatória apenas a diretores e vices eleitos. No entanto, o restante da equipe também poderá realizar. Seu conteúdo é distribuído em três etapas. A primeira delas já está disponível desde o dia 9. Vieira explica ser possível postergar a realização dessa etapa, uma vez que algumas escolas possuem mais de uma candidatura. No entanto, para escolas com chapa única, indica a realização o quanto antes, para não sobrecarregar em um futuro próximo. "É a primeira coisa a ser feita quando eleita", explica. Esta etapa possui 20 horas de curso. A segunda, de 40 horas, será realizada na próxima semana, após as eleições. A etapa final ocorre em março de 2019, já após a posse.
No Colégio Cassiano do Nascimento, Deise Bonnel Amado é candidata à reeleição, após três anos de gestão. Chapa única, já iniciou o curso. Ela recorda da última vez, quando havia uma fase presencial em Porto Alegre. Através de vídeos, diz que aprende melhorias na qualidade do ambiente educacional. Toda sua equipe diretiva também realiza o trabalho. Ela afirma que aprender gestão é uma boa iniciativa, pois em momentos de crise financeira e administrativa no poder público é preciso lidar com diferentes situações. A pior delas é o frequente atraso no pagamento de salários dos servidores estaduais. "Tu tens que motivar o funcionário a vir trabalhar mesmo sem estar recebendo, é complicado", analisa.
Realidades
Também candidata à reeleição, mas na Escola Coronel Pedro Osório, Simone Fonseca conversou com a reportagem pouco antes do debate com o candidato da chapa 2, professor Hélcio Fernandes Júnior. Na sua visão, todo curso para aprimorar conhecimentos é válido, e ter a chance abordar temas administrativos é um ganho. "Ele dá uma abertura de administração, traz um domínio", ressalta, explicando que, de certa forma, os diretores eleitos normalmente se destacam por sua capacidade em sala de aula, mas por vezes a realidade encontrada para administrar a instituição como um todo é completamente diferente.
Em nota, o Governo do Estado informou que os futuros gestores aprenderão noções de liderança e de como enviar demandas à Secretaria de Educação (Seduc). O governador José Ivo Sartori (PMDB), ao assinar o projeto, comentou que para ser diretor é preciso também conhecer bem a realidade da escola e a iniciativa vem para trabalhar em conjunto.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário